quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Faça da sua entrevista de emprego um sucesso!

Como combinado, cá estão as dicas relativas às entrevistas!

A entrevista é o momento mais decisivo em todo o processo de recrutamento. É na entrevista que tudo se decide. Pode até apresentar um currículo invejável e ter toda a experiência pretendida, mas se no momento da entrevista estiver nervoso e “meter os pés pelas mãos” pode deitar tudo a perder.


Normalmente quem faz as entrevistas está atento a pormenores que, com os nervos, os entrevistados têm tendência a esquecer ou a não conseguir controlar. Vamos dar-lhe uma série de dicas que deve seguir para ter sucesso durante uma entrevista de emprego:
  • Pontualidade – Chegue sempre a horas, caso contrário estará a dar uma má imagem de si. Claro que acontecem imprevistos, mas tente que o trânsito ou um erro do GPS não sejam as desculpas. Chegar muito antes da hora combinada também não é positivo, vai parecer demasiado ansioso.

  • Meteorologia – Se estiver muito calor chegue pelo menos 5 minutos mais cedo de modo a ter tempo para ir à casa-de-banho refrescar-se. Assim sentir-se-á mais à vontade durante a entrevista. No caso de estar frio, também deve ter em atenção o número de peças que tem vestidas. Não deve estar atafulhado em cachecóis e luvas.

  • Agenda vazia – Não marque outros compromissos para perto da hora da entrevista porque vai ficar muito nervoso se a entrevista se prolongar. Estar calmo e sem pressa é mais benéfico para si.

  • Vestuário – Não há uma regra sobre o que se deve vestir para uma entrevista, pois também depende muito do tipo de empresa que é. No entanto deve empenhar-se em ter um visual cuidado e sobretudo deve sentir-se confortável, de modo a que o entrevistador note que este emprego é importante para si.

  • Postura – Aja descontraidamente e de modo natural. Normalmente uma postura demasiado rígida denota algum nervosismo, mas também não exagere na descontracção! Mude de posição de vez em quando na cadeira e gesticule um pouco com as mãos.

Todas estas dicas são muitíssimo importantes para o sucesso de uma entrevista de emprego, no entanto o mais importante é que seja honesto acerca das suas capacidades e das suas habilitações! Seja você mesmo!

Desejamos boa sorte a todos os que andam à procura de emprego!

Sem comentários:

Enviar um comentário