quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Comprar no Grandemercado de uma forma segura!

O enorme crescimento de tráfego e de número de anúncios disponiveis que temos vindo a registar no Grandemercado tem-se traduzido num aumento de contactos entre compradores e vendedores e consequentemente em vendas, o que nos deixa naturalmente muito satisfeitos! No entanto, este crescimento de interesse nos anúncios faz também com que pessoas menos bem intencionadas utilizem o site para tentarem, infelizmente, burlar / enganar outras.

Naturalmente que nós estamos permanentemente atentos a estas tentativas e fazemos tudo para que estas acções sejam minimizadas. Uma vez que não temos contacto directo com vendedores, por vezes passam alguns anúncios que, à primeira vista parecem sérios mas depois, através de contactos de utilizadores, chegamos à conclusão que são tentativas de burla e aí tomamos as devidas acções.

Gostaria de vos deixar aqui alguns conselhos para fazerem negócios através do Grandemercado com a maior segurança possivel.

Sempre que puder, faça negócios pessoalmente pois é a melhor maneira de realizar uma transacção. Contacte o anunciante e encontre-se com ele pois desta forma poderá inspeccionar o produto pessoalmente e avaliar “in loco” se o produto corresponde ao que estava a ser anunciado.

No caso do vendedor viver longe ou se por outra razão não se puder encontrar com o mesmo, tente sempre certificar-se com quem negoceia. Isto pode ser feito de várias formas, por exemplo, pode pedir dados como o telefone fixo e a morada (poderá assim ver se corresponde à verdade) ou, como vivemos na era digital, pedir que o vendedor lhe envie por e-mail, uma cópia do bilhete de identidade e número de contribuinte. Desta forma, se o vendedor não cumprir com algo que foi estabelecido previamente, poderá entrar em contacto com ele e / ou accionar os mecanismos legais adequados. Lembre-se que um vendedor com boas intenções nunca terá problemas em lhe fornecer dados pessoais!

Para que não tenha surpresas desagradáveis quando receber o produto peça sempre informações detalhadas acerca da qualidade do mesmo, estado de conservação assim como fotografias de alta resolução. Veja também se o vendedor tem mais produtos à venda no Grandemercado para perceber que tipo de vendedor é. Se por exemplo, um vendedor tem vários anúncios com produtos a preços extremamente baixos à venda desconfie, pois possivelmente está perante alguém que quer vender gato por lebre.

Relativamente aos pagamentos, aconselho-o a não utilizar métodos como o Western Union e o Moneygram, pois uma vez feita a transferência, não há volta a dar! A melhor maneira é, sem dúvida , pagar directamente ao vendedor, no entanto todos sabemos que isto nem sempre é possivel. Envio à cobrança é um método fiável quando tem a certeza acerca da qualidade / estado de conservação do produto e / ou conhece o vendedor. Pode sempre tentar combinar com o vendedor, pagar metade antes do envio do artigo e o restante quando o receber, desta forma dividem o risco!

E por último tenha ESPECIAL ATENÇÃO às seguintes situações:

  • Quando os preços de certos artigos forem muito baixos. Possivelmente não são de confiança.

  • Quando um vendedor apresentar vários anúncios com preços extremamente baixos.

  • Quando anúncios estão escritos em mau Português, onde a comunicação não é coerente.

  • Quando o vendedor se encontra no estrangeiro!

Se tiver alguma sugestão para aumentar a segurança nas compras deixe aqui o seu comentário! Juntos podemos melhorar o Grandemercado e torná-lo o mais seguro e divertido possivel.

Desejo-lhe bons negócios no Grandemercado!

Sem comentários:

Enviar um comentário