quarta-feira, 8 de julho de 2009

Transacções, riscos e como minimizá-los

A grande maioria das pessoas que coloca anúncios no Grandemercado tem boas intenções e age de boa fé, no entanto, há pessoas que (infelizmente) se tentam aproveitar dessa mesma boa fé.


O Grandemercado dispõe de vários filtros e de uma equipa que trabalha a tempo inteiro para verificar todos os anúncios que entram no site, tentando assegurar que o espaço se mantenha sério e agradável para todos. Mas esta tarefa nem sempre se revela fácil, pois devido à enorme afluência de anúncios e ao grau de sofisticação de alguns anúncios fraudulentos, nem sempre os conseguimos reter.


Todos os anúncios têm também um link que vos permite avisar o Grandemercado no caso de se depararem com um anúncio que considerem ser contra as regras, onde se incluem naturalmente os anúncios fraudulentos. Estes serão depois analisados e as devidas acções serão tomadas!


No entanto, de forma a minimizar a possibilidade de ser enganado, deixo-lhe aqui 10 dicas para transaccionar em segurança:

  • Faça negócios pessoalmente. Desta forma saberá com quem está a lidar e o que compra.

  • Confie nos seus instintos. Se parece bom de mais para ser verdade, tenha cuidado, pois na maioria das vezes, assim é.

  • Tenha muito cuidado com transacções para / ou do estrangeiro. O Grandemercado está direccionado para o mercado Português.

  • Utilize métodos de pagamento adequados ás transacções através da Internet. O Grandemercado aconselha a não utilizar métodos de pagamento, tais como, Western Union, Moneygram e cheques, quando negociar com pessoas que não conhece.

  • Guarde toda a informação que tiver relativa a uma transacção, dados do anunciante e/ou interessado, anúncio, e-mails, dados do pagamento etc.

  • Tente recolher o máximo de informação possível sobre o produto em que está interessado e faça perguntas ao vendedor se tiver dúvidas.

  • Consulte a lista de produtos proibidos, antes de fazer qualquer transacção.

  • Se não pode negociar pessoalmente, utilize métodos de envio seguros, como por exemplo, encomendas com aviso de recepção.

  • Seja extra cuidadoso se encontrar anúncios em mau Português e/ou Inglês. Neste caso, aconselhamos a pedir um número de telefone fixo, por exemplo, para que exista a possibilidade de identificar os utilizadores em caso de fraude.

  • Antes de fazer a transacção, esclareça tudo com o comprador/ vendedor, para minimizar as possibilidades de algo correr mal. No caso de envio do produto, por exemplo, esclareça quem paga os custos de envio!

Importante também, é notar que o Grandemercado junta compradores e vendedores na Internet, mas não participa nas transacções e por isso nunca enviará e-mails confirmativos de qualquer transacção e / ou pagamentos efectuados por qualquer utilizador, assim como também nunca pedirá os dados do seu cartão de crédito ou dados bancários através de e-mails.

Se estiver interessado em algum produto (ou se colocou um anúncio) mas não confia totalmente nas respostas / perguntas do vendedor / comprador, entre em contacto connosco através do formulário presente na secção “Ajuda e contactos”, pois teremos todo o gosto em ajudar!

Desejo-vos bons negócios no Grandemercado!

1 comentário:

  1. Boa tarde
    Senhoras/es
    Tenho tentado entrar em contacto atraves de Ajuda e Contactos com voçês e não funciona o Site.
    Coloquei, paguei um destaque de um anuncio e ainda não foi publicado, agradecia que actualiza-se os pedidos. Trata-se de o anuncio: 544943
    Obrigado,
    MCumpts

    ResponderEliminar