Naturalmente que nós estamos permanentemente atentos a estas tentativas e fazemos tudo para que estas acções sejam minimizadas. Uma vez que não temos contacto directo com vendedores, por vezes passam alguns anúncios que, à primeira vista parecem sérios mas depois, através de contactos de utilizadores, chegamos à conclusão que são tentativas de burla e aí tomamos as devidas acções.
Gostaria de vos deixar aqui alguns conselhos para fazerem negócios através do Grandemercado com a maior segurança possivel.
Sempre que puder, faça negócios pessoalmente pois é a melhor maneira de realizar uma transacção. Contacte o anunciante e encontre-se com ele pois desta forma poderá inspeccionar o produto pessoalmente e avaliar “in loco” se o produto corresponde ao que estava a ser anunciado.
No caso do vendedor viver longe ou se por outra razão não se puder encontrar com o mesmo, tente sempre certificar-se com quem negoceia. Isto pode ser feito de várias formas, por exemplo, pode pedir dados como o telefone fixo e a morada (poderá assim ver se corresponde à verdade) ou, como vivemos na era digital, pedir que o vendedor lhe envie por e-mail, uma cópia do bilhete de identidade e número de contribuinte. Desta forma, se o vendedor não cumprir com algo que foi estabelecido previamente, poderá entrar em contacto com ele e / ou accionar os mecanismos legais adequados. Lembre-se que um vendedor com boas intenções nunca terá problemas em lhe fornecer dados pessoais!
Para que não tenha surpresas desagradáveis quando receber o produto peça sempre informações detalhadas acerca da qualidade do mesmo, estado de conservação assim como fotografias de alta resolução. Veja também se o vendedor tem mais produtos à venda no Grandemercado para perceber que tipo de vendedor é. Se por exemplo, um vendedor tem vários anúncios com produtos a preços extremamente baixos à venda desconfie, pois possivelmente está perante alguém que quer vender gato por lebre.
Relativamente aos pagamentos, aconselho-o a não utilizar métodos como o Western Union e o Moneygram, pois uma vez feita a transferência, não há volta a dar! A melhor maneira é, sem dúvida , pagar directamente ao vendedor, no entanto todos sabemos que isto nem sempre é possivel. Envio à cobrança é um método fiável quando tem a certeza acerca da qualidade / estado de conservação do produto e / ou conhece o vendedor. Pode sempre tentar combinar com o vendedor, pagar metade antes do envio do artigo e o restante quando o receber, desta forma dividem o risco!
E por último tenha ESPECIAL ATENÇÃO às seguintes situações:
Quando os preços de certos artigos forem muito baixos. Possivelmente não são de confiança.
Quando um vendedor apresentar vários anúncios com preços extremamente baixos.
Quando anúncios estão escritos em mau Português, onde a comunicação não é coerente.
Quando o vendedor se encontra no estrangeiro!
Se tiver alguma sugestão para aumentar a segurança nas compras deixe aqui o seu comentário! Juntos podemos melhorar o Grandemercado e torná-lo o mais seguro e divertido possivel.
Desejo-lhe bons negócios no Grandemercado!