quinta-feira, 30 de julho de 2009

No Grandemercado a crise vai de férias… para o Algarve

No ano em que 50% da população garante que não vai abdicar das férias por causa da crise, o Algarve foi o destino preferido dos utilizadores do Grandemercado para alugar casa de férias.

As casas de férias no Algarve foram as mais procuradas pelos portugueses através do site de anúncios gratuitos Grandemercado. Desde Maio foram realizados mais de três mil contactos com vista ao aluguer de casas de férias no Algarve, o que representa 65,7% do total em todo o país. O bom tempo que se faz sentir em todo o país, mas em particular a sul, aliado a uma mais apertada gestão financeira por parte dos portugueses, foram capazes de driblar a crise e manter o Algarve no topo das preferências no que toca à escolha do destino das férias de Verão.

Nesta altura do ano, a maioria das pessoas já só pensa nos tão merecidos dias de férias, mesmo que isso implique mais gastos, tal como revela o estudo* sobre o impacto da crise económica nos planos de férias dos portugueses, solicitado pela Hotels.com e conduzido pela Marktest. Neste estudo, 50% da população respondeu que não abdica das suas férias por causa da crise. A confirmar estes dados está o facto de a secção Férias e Turismo do Grandemercado ter sido a mais procurada, com quase cinco mil contactos directos com os nossos anunciantes, o que representa 43,5% do total de contactos efectuados em todas as secções do site. No entanto, 25,7% dos inquiridos refere a necessidade de escolher soluções mais económicas – o que torna mais apetecível a opção do aluguer de casa.

A costa litoral, que tem por aliados o mar e o sol, faz as delícias de quem pretende descansar depois de um ano de trabalho, daí que, além do Algarve, dentro do país, a Nazaré e todo o litoral alentejano sejam os locais onde se verifica uma maior procura de casas de férias.

Os números do Grandemercado revelam ainda que, maioritariamente, as pessoas preferem o período da manhã e o início da tarde para procurarem e contactarem os anunciantes da secção Férias e Turismo. A preocupação e disponibilidade para a marcação de férias está mais presente logo no início do dia de trabalho, por volta das 10h, e depois da pausa para o almoço, pelas 15h. Estes dados revelam que os portugueses aproveitam as horas mais calmas do seu dia, aquelas em que se encontra menos gente nos locais de trabalho, para tratarem de assuntos pessoais, darem azo à imaginação e planearem as tão esperadas férias.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Seguir as novidades do Grandemercado no Twitter e no Facebook!

Gostava de seguir as últimas novidades do Grandemercado assim como ver as ofertas mais interessantes e extravangantes que são colocadas no site?

Entre no Clique aqui para nos seguir no Facebook, torne-se fã, interaja connosco, partilhe ideias, sugestões e anúncios com amigos! Tenha ainda acesso a novidades, dicas e muito mais!

Para ver os anúncios que as pessoas da equipa do Grandemercado consideram os mais interessantes, fora do normal ou grandes oportunidades, siga-nos no Clique aqui para nos seguir no Twitter!

Bons negócios e até já!

Transacções, riscos e como minimizá-los

A grande maioria das pessoas que coloca anúncios no Grandemercado tem boas intenções e age de boa fé, no entanto, há pessoas que (infelizmente) se tentam aproveitar dessa mesma boa fé.


O Grandemercado dispõe de vários filtros e de uma equipa que trabalha a tempo inteiro para verificar todos os anúncios que entram no site, tentando assegurar que o espaço se mantenha sério e agradável para todos. Mas esta tarefa nem sempre se revela fácil, pois devido à enorme afluência de anúncios e ao grau de sofisticação de alguns anúncios fraudulentos, nem sempre os conseguimos reter.


Todos os anúncios têm também um link que vos permite avisar o Grandemercado no caso de se depararem com um anúncio que considerem ser contra as regras, onde se incluem naturalmente os anúncios fraudulentos. Estes serão depois analisados e as devidas acções serão tomadas!


No entanto, de forma a minimizar a possibilidade de ser enganado, deixo-lhe aqui 10 dicas para transaccionar em segurança:

  • Faça negócios pessoalmente. Desta forma saberá com quem está a lidar e o que compra.

  • Confie nos seus instintos. Se parece bom de mais para ser verdade, tenha cuidado, pois na maioria das vezes, assim é.

  • Tenha muito cuidado com transacções para / ou do estrangeiro. O Grandemercado está direccionado para o mercado Português.

  • Utilize métodos de pagamento adequados ás transacções através da Internet. O Grandemercado aconselha a não utilizar métodos de pagamento, tais como, Western Union, Moneygram e cheques, quando negociar com pessoas que não conhece.

  • Guarde toda a informação que tiver relativa a uma transacção, dados do anunciante e/ou interessado, anúncio, e-mails, dados do pagamento etc.

  • Tente recolher o máximo de informação possível sobre o produto em que está interessado e faça perguntas ao vendedor se tiver dúvidas.

  • Consulte a lista de produtos proibidos, antes de fazer qualquer transacção.

  • Se não pode negociar pessoalmente, utilize métodos de envio seguros, como por exemplo, encomendas com aviso de recepção.

  • Seja extra cuidadoso se encontrar anúncios em mau Português e/ou Inglês. Neste caso, aconselhamos a pedir um número de telefone fixo, por exemplo, para que exista a possibilidade de identificar os utilizadores em caso de fraude.

  • Antes de fazer a transacção, esclareça tudo com o comprador/ vendedor, para minimizar as possibilidades de algo correr mal. No caso de envio do produto, por exemplo, esclareça quem paga os custos de envio!

Importante também, é notar que o Grandemercado junta compradores e vendedores na Internet, mas não participa nas transacções e por isso nunca enviará e-mails confirmativos de qualquer transacção e / ou pagamentos efectuados por qualquer utilizador, assim como também nunca pedirá os dados do seu cartão de crédito ou dados bancários através de e-mails.

Se estiver interessado em algum produto (ou se colocou um anúncio) mas não confia totalmente nas respostas / perguntas do vendedor / comprador, entre em contacto connosco através do formulário presente na secção “Ajuda e contactos”, pois teremos todo o gosto em ajudar!

Desejo-vos bons negócios no Grandemercado!